Depois da 1ª Edição em 2018, o Trilho dos Arneiros está de volta em para a 2ª Edição.

Um ano que esperamos ser de afirmação do nosso evento, refletida quer na certificação da prova pela ATRP (Associação de TrailRunning de Portugal) quer pela integração na Taça de Portugal de Trail - Zona Sul (Época 2018/2019).

                                                                 Vila Nova da Rainha “o berço da aviação militar”, aguarda a sua visita.

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As partidas passam para o seguinte horário:

  • 21km – 15h30

  • 12 km – 16h00

  • Caminhada – 16h05

 

GUIA DO ATLETA

Organização

Este evento é organizado por Freguesia de Vila Nova da Rainha e Munícipio de Azambuja
Contacto: Enable JavaScript to view protected content.
Sistemas de cronometragem: WeTiming

O Trilho dos Arneiros é um evento de Trail Running que decorre na Freguesia de Vila Nova da Rainha, concelho de Azambuja e que percorre trilhos e caminhos florestais.

1.1 IDADE DE PARTICIPAÇÃO NAS DIFERENTES PROVAS

No Trail poderão participar atletas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos.

No Mini-Trail poderão participar atletas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos

A Caminhada está aberta a menores de 16 anos desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade.

1.2 INSCRIÇÃO REGULARIZADA

A inscrição será feita através do site de inscrições www.werun.pt não sendo necessário enviar comprovativo de pagamento para a organização. No momento do levantamento do dorsal só é necessário levar documento de identificação referente à inscrição.

O ato de inscrição significa que o atleta tomou conhecimento e aceitou sem reservas o presente Regulamento.

1.3 CONDIÇÕES FISICAS

Para participar é indispensável estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos, do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado física e mentalmente.

1.4 DEFINIÇÃO POSSIBILIDADE AJUDA EXTERNA

Não será permitido qualquer ajuda externa fora dos locais definidos pela organização.

1.5 COLOCAÇÃO DE DORSAL

O número do dorsal é pessoal e intransmissível e deverá ser usado à frente do corpo, preferencialmente à altura do peito, e sempre visível. Em caso de desistência ou desclassificação o atleta é obrigado a entregar o dorsal à organização, sem prejuízo do mesmo ser devolvido no final da prova (na meta ou secretariado).

O chip encontra-se colocado no dorsal.

1.6 REGRAS CONDUTA DESPORTIVA

O comportamento inadequado, como seja, o recurso de linguagem ofensiva, a agressão verbal ou física, em todo o evento, poderá ser punido. Os graus de penalização podem ser: advertência, desqualificação e expulsão.

Ao inscrever-se o participante está a concordar na íntegra com o presente Regulamento.

 APRESENTAÇÃO DA PROVA(S) / ORGANIZAÇÃO

A Freguesia de Vila Nova da Rainha é a entidade organizadora da segunda edição do evento Trilho dos Arneiros que decorrerá no dia 19 de outubro de 2019 em Vila Nova da Rainha, independentemente das condições climatéricas do dia, desde que a organização entenda que não ofereçam risco aos participantes.

A organização acompanha, em permanência, a evolução das condições meteorológicas podendo anular a prova em qualquer altura.

A II Edição do evento Trilho dos Arneiros será constituído por três provas:

  • Trilho dos Arneiros - 21 km;

  • Mini-Trilho dos Arneiros – 12 km;

  • Caminhada dos Arneiros – 8 km.

2.1 PROGRAMA / HORÁRIO

  • Dia 18 – 6ªfeira

    o    09h00 / 17h00 – Abertura do Secretariado e entrega de dorsais nas instalações da Freguesia de Vila Nova da Rainha.

  •     Dia 19 - Sábado

    o    10h00 / 15h30 – Abertura do Secretariado e entrega dos dorsais junto à partida (Pavilhão da Freguesia)

    o    15h20 – Controlo zero Trail

    o    15h30 – Partida Trail

    o    15h50 – Controlo zero Mini Trail

    o    16h00 – Partida Mini-Trail

    o    16h05 – Partida Caminhada

    o    17h00 - Previsão de chegada de primeiro atleta do Mini-Trail

    o    17h30 - Previsão de chegada de primeiro atleta do Trail

    o    19h30 – Início do serviço de jantar

    o    20h30 – Cerimónia protocolar de entrega de prémios

 

2.2 LOCAIS DOS ABASTECIMENTOS

      Trail 21km:

  • Líquido / Sólido - 7km;

  • Líquido / Sólido – 15km;

  • Líquido – 18Km

      Mini Trail 12km:

  • Líquido / Sólido – 7km;

  • Líquido - 9km.

Nota: Os horários apresentados são estimados pela organização face ao decorrer da prova podendo ser alterados durante o decorrer da mesma se assim se justificar.

2.3 DISTANCIA (CATEGORIZAÇÃO POR DISTÂNCIA) / ALTIMETRIA (DESNÍVEIS POSITIVO E NEGATIVO ACUMULADOS) / CATEGORIZAÇÃO DE DIFICULDADE ATRP

O Trilho dos Arneiros terá a distância de 21km tendo a classificação, de acordo com os critérios ATRP, de Trail Curto e o Mini-Trilho dos Arneiros terá a distância de 12km.

A caminhada terá a distância de 8km e não terá classificações.

2.4 MAPA/ PERFIL ALTIMÉTRICO/ DESCRIÇÃO PERCURSO

Os elementos referentes à descrição do percurso, o mapa com a respetiva indicação e o perfil altimétrico serão divulgados posteriormente na página do evento www.trilhodosarneiros.pt.

O percurso será marcado com fitas havendo, em diversos pontos, membros da organização que ajudarão os atletas.

2.5 TEMPO LIMITE

Os atletas podem fazer o percurso a correr ou a caminhar desde que não ultrapassem o tempo limite:

  •  Trilho dos Arneiros – 4 horas

  •  Mini-Trilho dos Arneiros – 3 horas

  •  Caminhada dos Arneiros – 3 horas

Ultrapassando o tempo de passagem limite, os atletas deverão afastar-se, pois nem a organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua segurança, podendo “os corredores vassouras” levantarem as fitas de marcação do percurso após o tempo limite. Se a organização entender afastar um atleta devido ao seu estado de saúde este assim o deve fazer, de modo a garantir o seu bem-estar.

2.6 METODOLOGIA DE CONTROLE DE TEMPOS

O controlo de tempos e classificações serão assegurados pela empresa We Run.

O controlo de tempos será feito com recurso a chip.

As classificações estarão disponíveis:

  • Em tempo real, logo que os atletas passem a meta, no sítio da We Run;

  • Em tempo diferido, afixadas no local da prova e no sítio do evento.

2.7 POSTOS DE CONTROLE

A prova terá postos de controlo intermédios, definidos pela organização em locais que só serão do conhecimento dos atletas no seu decorrer.

Qualquer falha de passagem em controlo dará direito a desclassificação da prova.

2.8 MATERIAL OBRIGATÓRIO/ VERIFICAÇÕES DE MATERIAL

  • Telemóvel;

  • Depósito de água (a organização não irá fornecer copos para abastecimento);

  • Tendo em conta eventuais condições climatéricas adversas será aconselhável camelbak, corta-vento, chapéu ou gorro.

2.9 INFORMAÇÃO SOBRE PASSAGEM DE LOCAIS COM TRÁFEGO

A prova irá decorrer em estradões e trilhos sem atravessamento de estradas com tráfego rodoviário.

2.10 PENALIZAÇÕES/ DESCLASSIFICAÇÕES

Será penalizado ou desclassificado todo aquele que:

a) Não leve o material obrigatório (desclassificado);

b) Não complete a totalidade do percurso (desclassificado);

c) Deteriore ou suje o meio por onde passe (desclassificado);

d) Não leve o dorsal bem visível (penalizado em 15m);

e) Alteração do dorsal (desqualificação);

f) Ignore as indicações da organização (penalizado em 1h);

g) Tenha alguma conduta antidesportiva (desclassificado);

h) Não passe nos postos de controlo (desclassificado);

i) Receba ajuda fora dos locais de abastecimento (desclassificado).

3.1 PROCESSO INSCRIÇÃO 

As inscrições serão efetuadas no site www.werun.pt.

Após ser feita a inscrição, os atletas terão que regularizar o pagamento no prazo máximo referenciado no respetivo email. Após o prazo estabelecido a inscrição será anulada, sendo necessário fazer novamente a inscrição.

Para dúvidas e esclarecimentos acerca do evento, poderão ser utilizados os endereços de correio eletrónico Enable JavaScript to view protected content.Enable JavaScript to view protected content..

No caso de questões relacionadas com o processo de inscrição deve ser contactada a empresa gestora deste processo WeRun.pt.

3.2 VALORES E PERÍODOS DE INSCRIÇÃO

As inscrições encerram no dia 11 de outubro para o Trail e Mini-Trail e 30 de setembro para a Caminhada.

Excecionalmente poderão ser aceites inscrições para a Caminhada até 16 outubro, sempre com referência ao último valor, não garantindo a organização a atribuição de T-Shirt Técnica.

Taxas de inscrição:

Não inclui T-Shirt Técnica *

  • A prova terá inscrições limitadas a 400 participantes.

3.3 CONDIÇÕES DEVOLUÇÃO DO VALOR DE INSCRIÇÃO

Em momento algum o valor da inscrição será devolvido caso o atleta desista de participar na prova. Em caso de desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que devem ser efetuadas no prazo máximo de 15 dias de antecedência à realização da prova. Outros motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos e motivos por parte da organização.

3.4 MATERIAL INCLUÍDO COM A INSCRIÇÃO

Cada kit de participação inclui:

*Poderá consultar a lista de inscritos em https://www.prozis.com/pt/pt/evento/trilho-dos-arneiros-2019/q/subpage/list

.

O secretariado funcionará no dia 18 nas instalações da Freguesia de Vila Nova da Rainha e no dia 19 no Pavilhão da Freguesia.

A entrega dos dorsais será efetuada na sexta-feira (dia 18) das 09h00 às 17h00, no sábado (dia 19) das 10h00 às 15h30m.

O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio, mediante apresentação de documento identificativo ou poderá ser feito por terceiros desde que levem fotocópia do documento do atleta em causa.

A organização não se responsabilizará pela entrega de dorsais após o encerramento do secretariado.

Os atletas poderão tomar banho nos balneários indicados após a conclusão da sua prova.

Haverá também o jantar convívio entre os atletas.

 Prémios especiais

  • Troféu “Berço da Aviação Militar” à equipa com mais elementos inscritos no evento no conjunto dos percursos de Trail, Mini Trail e Caminhada;

  • Troféus para as 3 primeiras equipas (somadas as classificações dos primeiros 3 elementos do clube a pontuar na prova de 21Km e dos primeiros 3 elementos do clube a pontuar na prova de 12Km).

- Trilho dos Arneiros

  • Prémios aos 3 primeiros classificados da geral (mas/fem).

  • Prémios aos 3 primeiros classificados de cada escalão (mas/fem).

- Mini-Trilho dos Arneiros

  • Prémios aos 3 primeiros classificados da geral (mas/fem).

  • Prémios aos 3 primeiros classificados de cada escalão (mas/fem).

4.1 DEFINIÇÃO DATA, LOCAL E HORA ENTREGA PRÉMIOS

Os prémios de cada prova serão entregues nos horários estipulados no ponto 2.2.

4.2 DEFINIÇÃO DAS CATEGORIAS ETÁRIAS/ SEXO INDIVIDUAIS E EQUIPAS

  • Masculinos e Femininos Anos

M/F Juvenil (Só no Mini-Trail) 16 a 17

M/F Júnior 18 a 19

M/F Sub 23 20 a 22

M/F Seniores 23 a 39

M/F 40 40 a 44

M/F 45 45 a 49

M/F 50 50 a 54

M/F 55 55 a 59

M/F 60 + de 60

Para efeito de classificação e pontuação dos atletas nos escalões será considerada a idade que o atleta terá a 31 de outubro da corrente época competitiva (início em 15 de novembro de 2018, terminando a 31 de Outubro de 2019).

4.3 PRAZOS PARA RECLAMAÇÃO DE CLASSIFICAÇÕES

Os participantes podem apresentar reclamações perante as classificações apresentadas pela organização no prazo de uma semana após a sua afixação. Findo este prazo as mesmas assumem-se como definitivas.

5.1 COMO CHEGAR

O Trilho dos Arneiros terá um seguro de acidentes pessoais para todos os atletas devidamente inscritos, o qual estará de acordo com a legislação em vigor (Dec. Lei 10/2009), que obriga todos os promotores e organizadores de eventos desportivos à realização de seguro de acidentes pessoais com os seguintes capitais mínimos obrigatórios:

a) Morte — € 27.087;

b) Despesas de funeral — € 2.167;

c) Invalidez permanente absoluta — € 27.087;

d) Invalidez permanente parcial — € 27.087, ponderado pelo grau de incapacidade fixado;

e) Despesas de tratamento e repatriamento — € 4.335.

  • O pagamento da franquia do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas. A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para efetivar a participação ao seguro.

O atleta é o único responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta.

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

Haverá equipas de apoio, socorro e emergência para prestar os cuidados aos participantes que deles necessitem.

Os casos omissos ao presente Regulamento, notas e alterações serão da responsabilidade da organização, sendo as mesmas devidamente comunicadas no nosso site oficial (www.trilhodosarneiros.pt).

A organização reserva-se o direito a realizar as modificações que considere necessárias para a realização do evento.

Este Regulamento ainda pode ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.

Este regulamento foi feito de acordo com o “regulamento tipo” da Associação de Trail Running de Portugal.